segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Hatha Yoga

Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos, e figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Yoga significa união – ele une e integra o corpo, a mente e espírito, para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior, juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

O
que torna o Yoga único é o fato dele não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas. Ele coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigênio em todos os tecidos. As costas, peito, sistema digestivo e pulmões são os mais beneficiados pelos exercícios, e o resultado é a reversão do processo de enrijecimento devido à inatividade, o cansaço, a postura incorreta e o envelhecimento. A prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida muito melhor, livre dos efeitos nocivos da correria e da tensão do cotidiano.

O Hatha Yoga é uma forma de yoga pré-clássico.


A expressão Hatha Yoga poderia ser traduzida, dividindo-se as sílabas, nas palavras "ha" (sol) e "tha" (lua), cujo significado é atribuído à busca do equilíbrio das forças solar e lunar, masculina e feminina, como o objetivo final dessa prática.


O Hatha Yoga uniu a idéia tântrica do corpo como templo da divindade com a visão vedântica de que tudo que existe é a expressão do Ser, que é criador e agente material da criação. Dá muita importância à prática das purificações (shat karma), mas também leva em conta seus aspectos sutis, como o despertar da energia potencial (kundalini), técnicas de percepção do som supersutil interior (nada), a absorção final da atenção na realidade transcendental (laya) e a iluminação (samádhi).


Inscrições abertas!


Instrutor: Carlos Roberto da Costa
Turmas nas terças e quintas, às 16h e às 18h
Mensalidade: R$ 70,00 (2 aulas por semana)

Nenhum comentário: